
O jogo de capoeira acontece no interior de um círculo de uns 2,5 metros de raio. Esse círculo é reconhecido pelos capoeiristas como roda. Dentro do círculo irão “jogar” dois participantes, enquanto que em torno do círculo, sentados ou de pé, ficam os demais capoeiristas.
O mestre de capoeira responsável pelo espaço onde se realiza a roda é a autoridade máxima do recinto, e inicialmente entram na roda apenas eles e os formados. O ritual da roda consiste no conjunto das regras que ordenam o comportamento dos jogadores dentro da roda e regem a disputa em si.
Dois capoeiristas a cocoram-se à frente da orquestra musical. Um deles “puxa” então uma ladainha, cuja letra, geralmente, contém um desafio ao seu parceiro de jogo. Este então, responderá à provocação entoando outra ladainha, ao final se preparam para o

Os capoeiristas entram na roda através de uma região conhecida como boca-da-roda à frente do conjunto musical. Detém-se na boca-da-roda e executam, um de frente para o outro e simultaneamente, um aú (estrelinha) em direção ao centro.Inicia-se então o

Para entrar na roda deve-se “comprar” o jogo. Um capoeirista acocora-se na boca-da-roda e, quando julga oportuno, interrompe a disputa que está em curso, colocando-se à frente daquele com quem deseja jogar.
Geralmente o ritual da roda encerra-se com cantigas de despedida.
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Há uma importante significação nessa analogia entre a roda de capoeira e o mundo pelo fato de estes movimentos, gestos, músicas e todo o sistema, poderem ser tidos como testemunhos históricos, pois na capoeira temos como antecedentes históricos o escravismo, e essa resistência sócio-cultural no Brasil se deu de uma forma não-verbal. Assim, o principal suporte de memória dessa cultura está em um “saber corporal”, ou seja, pode ser interpretado através dos movimentos e rituais da roda de capoeira.

Através da oposição ataque/esquiva, nasce a dialética dos movimentos corporais da capoeira que reside a mandinga, em que uma esquiva pode conter um ataque, enquanto que um ataque pode rapidamente transformar-se em esquiva. É nessa mandinga, ou “malícia” que está o segredo do capoeirista, pois é através dela que o jogador irá interpretar as intenções do outro e adiantar-se, colocando o adversário em desvantagem.
Ainda hoje, no jogo de capoeira, o que importa é saber conservar-se em equilíbrio, não perder o apoio e, se acaso acontecer de cair, “cair bem”, isto é, pronto para se levantar o mais rápido possível.Para o capoeirista, ter malícia significa ser flexível e oportunista, onde vê-se o jogo de capoeira como um ritual de busca de poder, impregnado da memória da escravidão.
A roda de capoeira constitui-se, portanto, no agrupamento de todas as características que formam o ritual da capoeira, e é através dela que irá transparecer aos observadores a sua peculiaridade e riqueza cultural e social.
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Durante o tempo que o aluno convive com o mestre que ele entra em contato com o infinito mundo da capoeira. Por isso, não existe capoeira sem mestre. Cada mestre tem seu jeito particular de ensinar, de passar para o seu aluno tudo o que ele achar que o aluno

Na roda de capoeira, se você quer ser bem recebido, você tem que em primeiro lugar se apresentar ao mestre dono da roda, depois observar o jogo, tocar um instrumento e só então pedir licença e sair para o jogo. A roda começa e termina ao pé do berimbau, não ficar disperso na roda é o motivo principal pelo qual ela é formada, a roda é o símbolo da concentração. Não”acumular” nem fazer confusão ao pé do berimbau, só abaixar para a saída pro jogo depois que os dois adversários saírem da roda. Não bater palmas e nem jogar durante a ladainha,

É obrigatório a um bom capoeirista saber tocar todos os instrumentos e cantar pelo menos dez músicas diferentes. Quando dois mestres estão jogando não se compra o jogo deles. Eles decidem quando querem passar o jogo para outro mestre.

Mandamentos da Capoeira
Respeitar o mestre e guardar disciplina durante os treinos;
Manter vigilância permanente em todo o ambiente;
Não perder de vista os movimentos do parceiro;
Manter a calma em todas as situações;
Cuidar da segurança dos companheiros de treino;
Zelar pela higiene do ambiente de treino;
Não usar os conhecimentos adquiridos em brincadeiras ou agressões de rua;
Obedecer ao comando do berimbau durante a prática da capoeira;
Obedecer às instruções do mestre durante os treinos;
Praticar diariamente todos os movimentos já aprendidos;
Não se afastar nem de virar de costas para o parceiro.
Pontos Essenciais no Aprendizado
Humildade;
Disciplina;
Educação esportiva;
Respeito à hierarquia;
Atenção ao companheiro;
Gingado perfeito;
Obediência ao comando do berimbau;
A esquiva deve ser o começo do contra-golpe;
Não oferecer resistência direta;
Sempre acompanhar a direção do ataque durante a esquiva;
Nunca fugir para trás;
Atacar de encontro ao deslocamento do adversário;
Saltar antes de ser derrubado;
Defesa de rasteira é aú;
Jamais expor o flanco, a cabeça, o pescoço ou as costas;
Manter o adversário no campo visual periférico;
Sempre esquivar girando para o mesmo lado do movimento de ataque;
Se levarmos em conta que cada um destes mandamentos ou destes pontos essenciais quer dizer, teremos na verdade mais uma bela seqüência de ótimos fundamentos para qualquer um aprender e adquirir para ensinar.
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A Mandinga ou Malícia “Nêgo véio mandinguêro dá um risu a todumundu mais é brabo i veiaco cum mulequi i vagabundu“. Nesta parábola, vê-se muito bem onde se esconde a mandinga de um velho capoeira. É de sorriso em sorriso que ele arma seu jogo e faz hora com o adversário dentro da roda. Não é só no jogo de Angola que existe mandinga, na Regional também existe e muita. A mandinga ou malícia é o jeito que cada um cria de jogar a capoeira e de lidar com seu adversário dentro da roda. Uma finta de movimento, um faz que vai e não vai, um floreio de mão, uma meia-queda para um lado ou para o outro, tanto faz o tipo de “segredo” que o jogador vai usar, são todos movimentos imprevisíveis, feito um gato andando em cima de telhas, nunca se sabe para onde ele vai pular. A mandinga é o “trunfo”, “a carta na manga” que o capoeirista usa para testar seu adversário e para ver até onde ir com o jogo, se aperta ou deixa correr folgado. Também faz parte da mandinga a reza que o capoeira faz antes de iniciar o jogo, é o momento de concentração que ele tem para planejar seu jogo, ninguém sabe o que o capoeirista diz quando se abaixa ao pé do berimbau, além de pedir proteção contra os eventuais acidentes ele também dá uma boa mandingada alí, naquele momento que para ele é sagrado e cheio de segredo. Outra coisa que poucos entendem dentro da roda de capoeira são os trejeitos de rosto e de corpo que o jogador faz para o seu adversário, é aí que ele camufla todas as partidas para seus movimentos de ataque e de defesa, ou seja, quando o adversário pensa que ele vai fazer um movimento, ele muda a queda do corpo e de repente faz um outro movimento completamente saindo do ataque de um lado e atacando de outro lado pelas costas. É na camuflagem de movimentos que está toda a”malandragem” do jogo.
capoeira-cecab
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